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Innocents: Crianças em um Mundo Sombrio e Perigoso - Criacao de personagens

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Innocents: Crianças em um Mundo Sombrio e Perigoso
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Criacao de personagens
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Criação de Personagens

Nessa resenha não vou entrar nos detalhes de mecânica. Se você não conhece o sistema Storyteller (o novo sistema do MdT) é uma ideia dar uma procurada em resenhas sobre o básico, no livro Mundo das Trevas. Vou dar uma ênfase maior nos detalhes específicos de Innocents.

O Sistema Storyteller pode resumir a criação de personagens em 7 passos básicos, e o livro trabalha a criação de personagem com eles, então vamos seguir o mesmo método.

Passo 1
Crie sua história. É mais fácil começando pelo Conceito, que descreve a identidade básica do personagem e ir trabalhando a partir disso. Nesse ponto você também já escolhe “Asset” (Aptidão) e “Fault” (Falha), que ajuda a montar uma história mais rica, e se o Narrador permitir, Defeito. Neste resumo não vou entrar nos defeitos, então seguimos com as Aptidões e Falhas – escolha um de cada, que não sejam opostos (não se pode ser Corajoso e Covarde ao mesmo tempo...).

Aptidões e Falhas
Todo personagem tem forças e fraquezas, pontos positivos e negativos. No caso das crianças de Innocents, elas têm Aptidões e Falhas. Você escolhe uma de cada no inicio da criação de personagem, e isso vai direcionar a formar que você vai interpretá-las.  Situações em que o personagem aja de acordo com elas, podem gerar pontos de Força de Vontade (claro que situações além das normais – se você é rude, você quase sempre será rude, mas um ato maior de rudeza ou uma interpretação boa pode levar o Narrador a conceder esse ponto).

Aptidões
Brave (Corajoso)           
Calm (Tranquilo)           
Creative (Criativo)           
Dependable (Confiável)   
Fair (Justo)                 
Friendly (Amistoso)           
Generous (Generoso)   
Honest (Honesto)           
Kind (Gentil)                   
Optimistic (Otimista)
Falhas
Cowardly (Covarde)
Hyperactive (Hiperativo)
Dull (Monótono)
Irreponsible (Irresponsável)
Cruel (Cruel)
Greedy (Ganancioso)
Egotistical (Egoísta)
Dishonest (Desonesto)
Violent (Violento)
Brash (Imprudente)



Se nenhuma das características listadas atrai o jogador, ele pode trabalhar com o Narrador a sua própria Aptidão ou Falha, levando em consideração não refletir um Atributo existente (por exemplo, Burro é mais uma falta de Inteligência, refletido em menos bolinhas na Inteligência, do que uma Falha), ser um adjetivo, e ser amplo, para dar versatilidade e diversas interpretações. Uma regra opcional é acrescentar Desvantagens nesse ponto.

Passo 2
Selecionar os Atributos – As capacidades inatas de seu personagem como um ser humano. Elas se dividem em três categorias: Mentais (Inteligência, Raciocínio, Perseverança), Físicos (Força, Destreza, Vigor) e Sociais (Presença, Manipulação, Autocontrole).
Você deve priorizar esses atributos em três categorias: Primaria, Secundaria e Terciaria, onde você irá gastar 5/4/3 pontos respectivamente. Lembre que seu personagem já começa com um ponto em cada Atributo.

Passo 3
Selecionar Habilidades – As capacidades que seu personagem aprendeu até agora. Você também as divide entre Mentais, Físicas e Sociais, mas os pontos para gastar nessas Habilidades seguem a tabela de idade:

Idade
Primário Secundário Terciário Especialidades
7 6 4 2 1
8 7 4 2 1
9 7 4 3 1
10 8 5 3 2
11 8 5 3 2
12 9 5 3 2
Adolescente 10 6 4 2
Adulto 11 7 4 3




Mentais: Informática, Ofícios, Investigação, Medicina, Ocultismo, Politica, Estudos.
Físicas: Esportes, Briga, Armas de Fogo, Furto, Furtividade, Sobrevivência, Armamento.
Sociais: Empatia com Animais, Empatia, Expressão, Intimidação, Persuasão, Socialização, Manha, Astucia.

Passo 4
Selecione Especializações – a área de talento do seu personagem. A pontuação segue a tabela de idade.  Você pode espalhar um ponto de especialização em varias Pericias, ou usar todos que tem em uma pericia. Você precisa ter pelo menos um ponto na Pericia para colocar uma especialização.
Exemplos de especialização: em Informática, pode ser Hacking, Internet.  Em Furto, Punga, Abrir fechaduras.

Passo 5
Determine os Benefícios – características que derivam dos seus atributos.

Tamanho: 4 para a maioria das crianças, 5 para adolescentes e adultos
Deslocamento: Força + Destreza + 4
Mod. De Iniciativa: Destreza + Autocontrole
Defesa: o menor valor entre Destreza e Raciocínio
Blindagem: armadura ou proteção. Valores variam com o item usado.
Vitalidade: Vigor+ Tamanho
Força de Vontade: Perseverança + Autocontrole
Moralidade: 7 para personagens iniciais

Passo 6
Selecione Qualidades – representam as melhorias e elementos do histórico. Você tem 7 Pontos para gastar. No tópico abaixo voce verá as principais Qualidades e defeitos e suas pontuações.

Passo 7
Termine os detalhes da ficha: coloque o nome da crônica, e o nome escolhido pelo grupo de companheiros, se houver (em Panelinha). Escolha equipamentos e uma breve descrição física do personagem. Você está pronta para começar suas aventuras no Mundo das Trevas

 



Última atualização em Sex, 07 de Abril de 2017 18:08    

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