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O Espírito do Século - Primeiro Preview

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Saiu o primeiro preview de páginas de Espírito do Século, RPG estilo Pulp no sistema FATE  que será publicado pela Retropunk esse ano.

Leia o preview aqui:

http://retropunk.net/EdS_preview.pdf

Interessado? Visite o site da Retropunk e saiba mais: http://portal.retropunk.net/?q=taxonomy/term/183

 

[Humor] Neófito Tremere aprendendo Movimento da Mente

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Última atualização em Qua, 22 de Fevereiro de 2012 22:42
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O que acontece quando um jovem taumaturgo (muito desinteressado, diga-se de passagem) está aprendendo a trilha de Movimento da Mente, com seu paranóico senhor.

Senhor: Tudo é paz, tudo é calma. No silêncio de seu interior, jovem, estenda sua mente e levante o tijolo.

Neófito: Mmmmm… mmm… *hmph*… mmmm…

*pow!*

Neófito: Ai!

Senhor: *suspiro* Eu disse “levante o tijolo”, não “levante o tijolo e golpeie sua cabeça com ele”. OK, tente uma vez mais.

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Miooolos! Conheça os verdadeiros zumbis do reino animal e seus causadores.

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Cansado de usar em seus jogos os zumbis erguidos por magia, vírus, dominação alienígena e causas semelhantes? Esse pequeno artigo trás três dicas de "zumbificação" existentes na natureza, que podem ser livremente adaptadas para trazer um gostinho de novidade para os seus jogos.

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O Mito do Herói e os RPGs contemporâneos

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No artigo de hoje, vou mudar um pouco a forma como venho escrevendo, e fazer um texto mais curto. Isso porque navegando na internet eu encontrei um texto intitulado " Mito e herói na contemporaneidade: as histórias em quadrinhos como instrumento de crítica social", e gostaria de convidar vocês a lê-lo. Para ter uma ideia do que se trata, abaixo eu colo alguns trechos:

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Quão pessoal é o horror pessoal? Reflexões sobre personagens e jogadores

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Recentemente, eu tive a experiência de narrar para dois grupos diferentes a aventura de Rastro de Cthulhu "O estranho caso de Thomas Fell". O jogo possui personagens prontos, que foram usados pelos meus jogadores, e com isso, eu tive a oportunidade de verificar diferenças sutis na interpretação e na forma como um mesmo personagem reage ao horror e ao insólito. Não vou entrar em detalhes sobre as diferenças que eu observei, para não gerar spoilers sobre essa excelente aventura. Mas as diferenças observadas me fizeram pensar sobre o quanto nos espelhamos em nossos personagens, do ponto de vista psicológico. E isso é extremamente importante nos jogos cuja temática é de horror e terror.

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Dicas para criação de preludios de horror

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Última atualização em Sáb, 10 de Março de 2012 10:43

Escrito por Gabriel "Vrikolaka"

Bom, decidi criar esse texto, mais como um desabafo de um mestre de horror, que tenta mestrar na internet. Por que eu vi que os jogadores que pairam na internet, são muito inexperientes na criação de preludios de horror (o que costuma ser ingrato, quando para entrar na sala, deve-se criar um preludio desses…). A minha mesa, é de TRPG, na RPG 2ic, horror medieval ambientado em Arton, com personagens mais mundanos, sem tanto aquele “Sou um aventureiro errante, que viaja pelo mundo atrás de riquezas”, ou “quero ser o maior aventureiro do mundo”, com uma restrição marota, de aceitar apenas personagens com ótimos preludios (o que mostra, que o jogador é mais maduro, e tal…). Porém, eu vi que jogadores, que escreviam bons preludios, inclusive, não tinham muita experiencia, em criação de preludios de horror, o que me levou a pensar em escrever esse texto.

 

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Meu personagem está ficando louco. E agora?

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Normalmente em meus artigos, eu evito ao máximo falar sobre cenários específicos. Entretanto, apesar de na maioria dos jogos modernos e contemporâneos haver a possibilidade do personagem acabar ficando louco ou perturbado, é em Call of Cthulhu e em Rastro de Cthulhu que isso deixa de ser uma possibilidade e passa a ser parte integrante da crônica.

Por causa disso, vou focar mais o artigo de hoje aos aspectos da loucura nesses jogos. Entretanto, por serem universais, tudo o que eu escrever aqui poderá ser usado como inspiração em outros jogos.

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Guerra de Mundos - Ideias para invasão extraterrestre

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Neste artigo eu vou falar um pouco sobre maneiras de explorar cenários de invasão extraterrestre. Nesses cenários, pessoas comuns são obrigadas a lidar com invasores hostis. Você já assistiu pelo menos um filme com essa temática. Guerra dos Mundos, Independence Day, Distrito Nove, Predador, isso apenas para citar alguns filmes recentes o suficiente para já terem sido assistidos por todo mundo. Se você gosta mesmo desse gênero dê uma olhada em clássicos como Guerra dos Mundos (1953), Vampiros de Almas (1956) e Invasores de Corpos (1978), A Bolha (1958) e Enigma de Outro Mundo (1982).

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Mestrar para iniciantes: Existe uma fórmula mágica?

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Muita gente me procura para perguntar o que deve fazer para mestrar para iniciantes, completamente leigos com relação a RPG. Que jogo usar? Que sistema? Que cenário? Quais as estratégias que devemos traçar, e os cuidados que devemos tomar, para que os iniciantes gostem do jogo e voltem mais vezes? O que devemos fazer para que eles entendam as diferenças que existem entre os videogames de RPG e o RPG "de mesa"?

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Criando um personagem com personalidade difícil que não seja um estorvo em jogo

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O mundo em que vivemos é cheio de pressões. Em cenários modernos e contemporâneos baseados no mundo real, muitas vezes pensamos em incluir os problemas psicológicos mais comuns em nossos personagens, como uma forma de torná-los mais profundos. Em alguns sistemas, colocar um problema desses gera algum benefício na forma de pontos de criação de ficha ou nos pontos de experiência ganhos com a interpretação desses problemas. Em outros, trata-se apenas de mais um traço de personalidade.

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